História

História da Ceasa Serra.

Em meados de 1979 e 1980 se percebeu a necessidade de criar um local para centralizar a comercialização dos hortigranjeiros na região nordeste do estado. A Prefeitura de Caxias do Sul doou, então, uma área de 73.000m² onde ainda hoje localiza-se a Central de Abastecimento.

A construção das instalações foi realizada pelo Governo Federal, através da COBAL, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e que administrava as Ceasas do Brasil. A inauguração oficial ocorreu no dia 23 de março de 1983, com a presença do então Ministro da Agricultura, Amauri Stábile, do Governador do Estado Jair Soares, e do então Prefeito Municipal, Victorio Trez.

Em meantes de 1989 a administração da Ceasa/Serra passou para as mãos do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, com o apoio administrativo da CEASA-RS. O ano de 1998 representou um grande marco. Nasceu Administradora de Consórcios Intermunicipais (ADCOINTER)
Onze municípios fazem parte da Acointer Ceasa Serra: Antônio Prado, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Nova Pádua, Nova Petrópolis, Nova Roma do Sul, Protásio Alves e São Marcos.

Os fundadores do projeto partilhavam de uma mesma visão. Almejavam valorização da produção dos hortigranjeiros, com base na comercialização de produtos colhidos nas pequenas e médias propriedades. A preocupação com o ser humano não foi esquecida. O foco em manter os produtores agrícolas com a qualidade de vida no campo sempre foi prioridade.